
EA com Rio Sangradouro e Entorno Escolar = Educação para a Sustentabilidade
O Projeto Rio Sangradouro inciou em 2011 como parte do projeto do Entorno Escolar, onde o Rio esta inserido e visa o seu conhecimento e a necessidade de sua preservação sendo este um espaço rico para a Educação Ambiental (EA) estimulando a consciência ambiental dos alunos e comunidade da Armação do Pantano do Sul em Florianópolis.
O Projeto já está no seu terceiro ano de atuação com as turmas de 8as. séries, utilizando o Rio para estudar os problemas relacionados a água, suas propriedades, sua utilização, disponíbilidade e poluição, tratando desta como um bem de todos e essencial à vida.
As turmas visitam a estação de tratamento de água (ETA) em 2011, visitaram a estação de Cubatão em Santo Amaro da Imperatriz e nos últimos anos estamos realizando o trabalho junto ao ETA da Lagoa do Peri.
No primeiro ano 2011, fizemos um levantamento dos problemas
encontrados no local onde há maior poluição causada pelo homem, onde o lixo pesado é uma contante.
Verificamos a vegetação da mata ciliar quase inexistente e o Rio muito assoreado e sujo com muito lixo no interior do rio e em suas margens e canos de esgoto fluvial e vindo das casas.
Realizamos com as turmas um levantamento das possíveis ações para o ano de 2012 e foram colocadas, o plantio de árvores nativas para reconstituição da mata ciliar do ponto estudado, colocação de placas informativas e de atenção no local, buscando reduzir a quantidade de lixo.
No ano de 2012, realizamos o plantio das mudas, colocamos placas no local e trouxemos para a comunidade uma idéia para se concretizada, a espiral de macrófitas, solução para o tratamento das águas cinzas. Além disso fomos visitar a parte do Rio que passa no final da rua em frente a escola e descobrimos um rio limpo com a mata preservada.
Este ano coletamos água nos pontos visitados para análise química e física. E iniciamos este Projeto para a implantação na escola da espiral de macrófitas trazendo um novo meio de estudo e buscando tornar nossa escola mais sustentável, além de desta forma mostrar à comunidade mais um exemplo possível de ser realizado em suas casas.
Incentivaremos, com esta ação, a mudança de atitudes da comunidade para a melhoria das condições e da qualidade da água do Rio Sangradouro.








2011 - Levantamento das condições do Rio Sangradouro
no seu ponto mais poluido.

2012 - Ações levantadas em 2011 foram concretizadas e descobrimos novas possibilidades de estudo para a sustentabilidade do Rio Sangradouro.




O Projeto divulgará para os alunos da escola e para a comunidade a necessidade de tratamento da água cinza, com a espiral de macrófitas, para impedir que a escola continue contribuir com a poluição o Rio Sangradouro e seja mais um instrumento de educação para a sustentabilidade.
2013- Coleta de água para a análise e inicio da atividade da Conferência:
Sangradouro - Projeto Escola Sustentável.