
Projeto Cardápio de Saberes.
O projeto foi escrito em 2014 com o objetivo de instrumentalizar os alunos para serem multiplicadores dos conhecimentos de Educação Ambiental (EA) para a formação de um COM VIDA ( Comissão pela Qualidade de Vida), se integrando no Projeto do Entorno Escolar, buscando a implantação gradativa do projeto com auxílio dos alunos. O projeto Cardápio de Saberes da Profa, Nanci Rosa em parceria com a Profa. Sinthya Antunes ambas professoras de ciências da tarde iniciou com atividades pontuais pela impossíblidade de auxilio de um oficineiro do mais educação,



Amostra Tecnológica do SESC
A amostra foi uma ação pontual da profa. Nanci Rosa de ciências como uma primeira ideia de integração dos alunos na busca da aprendizagem de mediação na construção de brinquedos com utilização dos brinquedos ATTO.
Na amostra os alunos do 8o. ano utilizaram sua criatividade na conffecção de brinquedos e solução de desafios, mostrando que é possível realizar atividades que promovam a autonomia e o interesse!!
Após a visita ao SESC descobrimos os brinquedos em nossa escola o que foi um incentivo para continuar a ativdade.
A partir da oficina pensamos em conjunto com o NEAMB criar um conjunto de oficinas que pudessem ser oferecidas aos alunos como o NEAMB já estava fazendo no colégio de aplicação e em outras escolas através dos bolsistas.
Infelizmente não haviam bolsas no Neamb neste ano, por estarem concentradas no Colégio de Aplicação. Os Bolsistas que atuavam na escola em 2013, foram contemplados com o Programa Ciência sem Fronteiras e estavam na Nova Zelândia e por este motivo não iniciamos as atividades do projeto no início do ano.
Cardapio de Saberes inicia em agosto
A partir do Seminário de Projetos do NEAMB, conseguimos alunos da UFSC que participam do NEMB interessados em formar um grupo para trabalhar na escola aos sábados e inicamos a atividade com uma saída a trilha do Rio Sangradouro em frente a escola, e onde abordamos o interesse de todos em participar .
Nos próximos encontros mantivemos um grupo de aproximadamente 10 pessoas que decidiram por realizar uma formação transdisciplinar onde todos os envolvidos trouxessem seus temas de interesse para contemplar as oficinas que tinham como tema transdisciplinar a sustentabilidade e a atenção ao Rio Sangradouro e o Entorno Escolar.
Paralelamente foram introduzidos com os alunos os temas de Astronomia com a utilização dos instrumentos como tema transversal para integrar os alunos no pensamento global dos eventos e de nossas ações locais que devem ser mais sustentáveis já que os ritmos da terra influenciam nossos ritmos diários assim como as estações.
Atividades do Cardápio de Saberes
A Equipe de trabalho formada por pessoas da Astronomia, Informática, Educação Ambiental ( NEAMB) a Profa, Nanci Rosa e alguns alunos trabalhou os temas sempre relacionando com as atitudes mais sustentáveis em relação ao planeta. Realizamos uma visita ao Sitio Çarakura e a Cachoeira do Sertão do Peri onde pudemos ver as nascentes de água que comporiam o Rio Sangradouro.
Construímos o projeto de monitoramento do Rio com Pipas e para isso realizamos com os alunos uma Oficina de Pipas onde os alunos do 8o. ano foram os multiplicadores e após um Festival de Pipas para que pudessemos iniciar uma nova relação dos alunos com as Pipas, e mais tarde fazer outras medições em busca do monitoramento com a câmera e as pipas. Até o ano de 2015 continuamos em busca de financiamento para o projeto que necessita de verba para compra da câmera e pipa específica.